No momento atual em que vivemos estamos enfrentando muitos desafios no coletivo. Diversas manifestações físicas e emocionais vêm à tona. Uma queixa muito comum é relacionada ao sono. Você sabia que a boa qualidade no sono é um dos pilares para o alcance da saúde integral?

Quando pensamos em sono, precisamos cuidar de 3 aspectos que o envolvem:

  1. Nutrição: comer uma variedade de alimentos e limitar o consumo de açúcar e cafeína são sempre boas pedidas para otimizar a qualidade do nosso sono. Especialmente quando pensamos no final do dia, o ideal é realizar refeições mais leves e tentar evitar o lanche pesado da noite ou madrugada com algumas atividades como yoga, ler um bom livro, escrever sobre o seu dia e se conectar (virtualmente) com pessoas que você ama. Lembre-se também de limitar o consumo de muito líquido no período da noite pois você não quer que as corridas até o banheiro o acordem e disturbem os ciclos do seu sono.
  2. Ambiente: tentar manter o ambiente do quarto o mais pacífico possível: arrume a bagunça! A famosa frase “um espaço bagunçado é uma mente bagunçada” é muito verdade, e se aplica para o sono também! Tente retirar os equipamentos de exercício, materiais de trabalho, pilhas de roupa lavada para passar e veja se isso te ajuda a ter uma mente mais “clara” e pronta para dormir e descansar. Retirar os equipamentos eletrônicos e colocar o celular no modo avião ou no “não perturbe” também é sempre uma boa pedida. Reduza também a exposição para luz e som – máscara de sono ou até um lenço improvisado podem se tornar seus melhores aliados!
  3. Rotina: crie uma rotina do sono! Ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário ajudam seu corpo a entender o que é esperado dele naquele horário, e isso se faz ainda mais necessário na quarentena, quando nossa rotina de horários para sair de casa, levar as crianças na escola ficam totalmente alterados. Experimente também realizar atividades restaurativas no final da tarde, como meditação ou yoga e tenha um caderno e uma caneta ao lado da cama – se você pensar em algo que não pode se esquecer, anote-o no caderno e revise no dia seguinte, isso evita que você pegue o celular e se perca em mensagens, emails ou até mesmo no feed do instagram.

Espero que essas dicas te ajude e te desejo bons sonhos!

Nathália Cardoso
Idealizadora e Co-fundadora do Instituto Fernanda Gaigher

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